Notícias
Notícias Antigas (Clique Aqui)
Palmas/TO - Brasil,  
 


Alimentação no Verão

Cristiane Viero de Menezes – Nutricionista

Com a chegada do verão, a maioria das pessoas tendem a aumentar os cuidados com a beleza e a saúde do corpo. Assim, procuram formas de melhorar seus hábitos alimentares e aumentar suas atividades físicas, cuidados estes que deveriam ter durante todo o ano, e não dois meses antes da chegada do verão.
Embora muitas dicas já são conhecidas pelas pessoas, vale lembrar aqui algumas das mais importantes:
• Consuma alimentos leves, evitando aquele famoso “peso no estômago”. Isto intensifica a sensação de moleza e sonolência, comuns durante o verão. Diminua a quantidade de gorduras e frituras nas suas preparações, tornando-as mais leves e saudáveis.
• As frutas e verduras frescas são a melhor pedida para o verão, além de serem leves e saudáveis, ricas em fibras, vitaminas e minerais, são muito refrescantes. Mas lembre-se de higienizá-las bem e de consumi-las rapidamente após abertas, preservando, assim, os seus nutrientes. Você poderá consumi-las frescas bem geladinhas ou em forma de sucos.
• Beba no mínimo 2 litros de água por dia, para repor o que é perdido pelo suor, evitando a desidratação. Dê preferência à água, sucos de frutas e água de coco. E lembre-se de não exagerar nos refrigerantes e na cervejinha, por serem altamente calóricos.
• Se não conseguir evitar a cerveja, tome cuidado com os tira-gostos. Consuma-os moderadamente e dê preferência aos assados, azeitonas, pepinos, que são menos calóricos e gordurosos.
• Se você quiser dar uma acelerada no bronzeado, inclua alimentos fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Portanto, aproveite a época para consumir bastante salada de cenoura, beterraba e folhas escuras, como espinafre, rúcula, brócolis, agrião e couve, além do mamão, da moranga e da abóbora, também ricos em betacaroteno.
• Sem dúvida, o consumo de sorvetes aumenta neste período do ano. No entanto, não é preciso se privar de saboreá-los caso você não queira ganhar uns quilinhos a mais. Apenas saiba escolher os sabores certos, dando preferência aos de frutas.
Então, aproveite esta época do ano, se alimentando de forma certa, fracionando mais vezes suas refeições e diminuindo o volume das mesmas. Assim, se sentirá mais leve e pronta para curtir o verão numa boa e de forma saudável !

Bom verão!